Publicado em: 20/12/2017

A tinta é uma composição química formada por uma dispersão de pigmentos numa solução ou emulsão de um ou mais polímeros, que ao ser estendida na forma de uma película fina sobre uma superfície se transforma num revestimento a ela aderente com a finalidade de colorir, proteger e embelezar.

A finalidade fundamental de uma pintura é proteger e embelezar edifícios, instalações industriais e uma ampla gama de produtos industriais tais como automóveis, caminhões, geladeiras, móveis, navios, material ferroviário, etc. A sinalização de estradas, ruas e aeroportos constituem exemplos marcantes desta utilização das tintas .

As tintas imobiliárias, as quais fazem parte do PSQ, são utilizadas no revestimento de edificações para uso residencial, comercial, escolar, hospitalar, etc., conferindo-lhe simultaneamente proteção contra as intempéries, embelezamento, boa distribuição da luz e melhores condições de higiene.

Custo da tinta no valor de uma obra é muito pouco, principalmente se analisarmos sob a relação custo/benefício.

A avaliação das tintas sob este ponto de vista mostra que elas constituem o produto industrial mais favorável ao usuário dentro da gama extensa de produtos industriais; assim o custo das tintas e complementos na pintura de uma edificação representa um valor em torno de 1,7% (só tinta ou tinta e aplicação) do custo total da construção. É fácil verificar o benefício obtido com a pintura quando se compara uma edificação pintada com outra similar não pintada.

A Tinta